Vereadores solicitam e Audiência Pública com a CEE Equatorial é realizada em Mampituba - Cobrança de melhorias.

por Câmara publicado 09/09/2022 14h24, última modificação 09/09/2022 14h24

     Nesta segunda-feira (05/09), a solicitação do Poder Legislativo de Mampituba foi atendida. Após ouvir as dificuldades da população a respeito do serviço de energia recebido, os vereadores de Mampituba solicitaram à Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do RS que promovessem uma Audiência Pública com a empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica da região, Grupo Equatorial CEEE.
     Sediada no Salão Paroquial da Comunidade Costãozinho, a Audiência que contou com mais de 200 pessoas presentes, foi presidida pelo Deputado Estadual e membro da comissão Luiz Marenco, e contou com a presença do Promotor de Justiça de Torres, Márcio Roberto Silva de Carvalho e dos representantes do Grupo Equatorial Giovani da Silva, assessor de relacionamentos institucional e Vinícius Martins da Silva, consultor comercial da empresa. Além dos Vereadores de Mampituba, assim como o Prefeito e a Vice-Prefeita, Pedro Juarez e Marta Aguiar, compareceram os vereadores do município de Morrinhos do Sul.
     A população se mostrou bastante ativa com relatos e perguntas aos representantes da empresa, os quais relataram o que têm feito pela distribuição de energia e que pretendem redobrar o valor dos investimentos futuros para que a recuperação da rede elétrica se dê num prazo menor dos que os 5 anos acordados em contrato na compra da CEEE.
     Dentre as reclamações, destaca-se os longos períodos sem energia, que chegaram a mais de 10 dias, e os prejuízos resultantes, bem como o mal atendimento telefônico e presencial à população, as condições precárias de grande parte dos postes e redes, a falta de poda da vegetação em meio à fiação e a dificuldade burocrática de conseguir que a instalação e o fornecimento de energia sejam feitos em algumas residências do município. Os representantes de Morrinhos do Sul mostraram-se igualmente insatisfeitos.
     Como resultado da Audiência, o Promotor Márcio Roberto declarou que ingressará com um Inquérito Civil, onde um oficial do Ministério Público virá em loco registrar a situação dos postes e da rede elétrica para determinar que o Grupo Equatorial faça a melhoria e a reparação emergencial do que for necessário. Também será deixado em aberto um segundo Inquérito até que se tenha um novo evento climático para analisar a prestação de serviço da empresa diante de eventos da natureza que causam interrupção no fornecimento de energia, bem como o atendimento prestado ao público. Após análise, a distribuidora de energia será notificada para que apresente um plano de ação diante dos fatos, e caso não haja o cumprimento deste, o Promotor ingressará com a Ação Judicial.
     O Deputado Luiz Marenco solicitou que o Presidente da Câmara de Vereadores de Mampituba e solicitante da Audiência, Ivam Matos, junto aos demais vereadores fiquem responsáveis pelo recebimento de protocolos em aberto que a população tenha com o Grupo Equatorial CEEE, para que sejam encaminhados a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia e esta cobre respostas da empresa.
     A Câmara de Vereadores de Mampituba agradece a presença de todos e a colaboração da Comissão, além de manter-se sempre de portas abertas e continuar fiscalizando e trabalhando pela melhoria do município. Espera-se bons resultados deste evento.